Página inicial | Mapa do Site
Docentes »» Nota Biobibliográfica
Formação
 

 

 

ANA CRISTINA CRESPO PIRES SEQUEIRA
 

Departamento: Línguas
Área Científica: Didáctica do Português
Professora adjunta de nomeação provisória


Contactos:

Gabinete: G20
Telefone: 265 710 859
E-mail: acsequeira@ese.ips.pt


Formação/Graus Académicos:

Mestrado em Ciências da Educação – Variante de Educação Intercultural da Universidade Católica Portuguesa.

Curso de Estudos Superiores Especializados – Formação Pessoal e Social – Escola Superior de Educação de Lisboa (1996).

Escola do Magistério Primário de Lisboa (1978)

 

Experiência Profissional

  • Professora em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (do ano lectivo 1978/79 ao ano lectivo de 1985/86).
  • Funções técnicas de estudo e publicação no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação (do ano lectivo de 1986/87 ao ano lectivo de 1988/89).
  • Coordenadora da equipa do Projecto de Desenvolvimento Curricular. Este Projecto decorreu no âmbito do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação envolvendo investigação e publicação, em torno de Programas, Manuais Escolares, Práticas Pedagógicas e Produtos de Aprendizagem (do ano lectivo de 1986/87 ao ano lectivo 1988/89).
  • Elemento da equipa do “Projecto do IEA – Reading Literaracy Srudy”. Este Projecto decorreu no âmbito do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação envolvendo investigação e publicação (do ano lectivo de 1988/89 ao ano lectivo 1991/92).
  • Responsável pela tradução (inglês/português) e adaptação ao Sistema de Ensino Português de documentos elaborados pela IEA – no âmbito do Projecto acima referido (1990).
  • Monitora de diversas acções de formação nas áreas correspondentes ao 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente em Círculo de Estudos.
  • Responsável pela Formação Contínua dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Conselho de Palmela (do ano lectivo de 1989/90 ao ano lectivo de 1991/92.
  • Professora da Escola Superior de Educação de Setúbal (desde o ano lectivo de 1989/90).
  • Coordenadora do Curso de Licenciatura em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Setúbal (desde o ano lectivo de 2000/01).
  • Elemento da equipa do “Projecto de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Básico” da República da Guiné-Bissau. Este projecto envolveu a elaboração de materiais didácticos, manuais para professores e alunos, programas de estudo (do 1º ao 6º ano de escolaridade), seminários de formação dos professores guineenses envolvidos (cerca de 70) e apoio ao trabalho desenvolvido pelos leitores portugueses na Guiné-Bissau (Março de 1992 a Dezembro 1995).
  • Elemento da equipa de docentes de Língua Portuguesa do curso de “Formação de Formadores para o Ensino Básico” – da República da Guiné-Bissau (Abril de 1994 a Abril de 1995).
  • Elemento da equipa de docentes de Língua Portuguesa do “Projecto de Consolidação dos Sistemas Educativos – PALOP” (Setembro de 1995 a Julho de 97).
  • Elemento da equipa de docentes de Língua Portuguesa do “Curso Piloto de Reciclagem para Professores Timorenses” – Timor Loro Sa`e (Janeiro a Março de 2000).
  • Elemento da equipa de docentes de Língua Portuguesa do “Curso Intensivo para a Unificação do Ensino Básico”- da República da Guiné-Bissau (Agosto a Outubro de 2001).
  • Elemento da equipa de docentes de Língua Portuguesa e de Supervisão da Prática Pedagógica do “Projecto de Formação de Professores para o Ensino Primário em Angola”(desde Janeiro de 2006).

 

Publicações

Abreu, I; Sequeira, A.P.; et al – Análise de Situação – Prática Pedagógica – Vol. 1-Lisboa: GEP/ME, 1989, 300 pág. (“Desenvolvimento Curricular”)

Abreu, I.; Sequeira, A.P.; et al – Análise de Situação – Prática Pedagógica – Vol. 2-Lisboa: GEP/ME, 1990, 300 pág. (“Desenvolvimento Curricular”)

Sim Sim, I.; Sequeira, A. P..; et al – Ensaio para um Estudo Nacional sobre Literacia Lisboa: GEP/ME, 1990, 100 pág.

Abreu, I. Sequeira, A.P. ; Escoval, A. – Ideias e Histórias – Contributos para uma Educação Participada – Lisboa: IIE/ME, 1990, 170 pág.

Co-autora de vários módulos de formação da área de Língua Portuguesa dos Projectos Formação de Formadores para o Ensino Básico – da República da Guiné-Bissau, Projecto Consolidação dos Sistemas Educativos – PALOP e Curso Piloto de Reciclagem para Professores Timorenses.

Solla, L. ; Sequeira, A. P. et al – Comunicar… em Português Manuais escolares: aluno e professor (do 1º ao 4º ano) e Programa de Língua Portuguesa (1ª à 6ª Classe) para a República da Guiné-Bissau (de 1994 a 1998) Edição conjunta: Instituto para a Cooperação Portuguesa, ESE de Setúbal e ME da República da Guiné-Bissau.

Sequeira, A. P. (1996) Avaliação de um Manual Escolar de Língua Portuguesa para a República da Guiné-Bissau – Conteúdo e Propostas Metodológicas – dissertação apresentada com vista à obtenção do Diploma de Estudos Superiores Especializados em Formação Pessoal e Social na Escola Superior de Educação de Lisboa.

Cardoso, Carlos (coord); Sequeira A. P. et al Gestão Intercultural do Currículo do 1º ciclo do Ensino Básico – Lisboa: Secretariado Coordenador do Entreculturas, 1999, 191 pág.

Sequeira, A. P. (2000) Perspectivas de professores do 1º ciclo do Ensino Básico sobre o processo de ensino-aprendizagem, em classes etnicamente heterogéneas – dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de mestre na Universidade Católica Portuguesa.

Solla, L. ; Barroso, A. ; Sequeira, A. P. (para publicação) Amigos – Português – 1ª classe Manuais escolares: aluno e professor – Edição: Moçambique Editora.

 

Principais áreas de interesse/Investigação

Português enquanto língua materna e não materna.
Supervisão.
Educação Inter/multicultural.
Análise de manuais escolares.

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt