Página inicial | Mapa do Site
Docentes »» Nota Biobibliográfica
Formação
 

 

 

ANA MARIA ROQUE BOAVIDA
 

Departamento: Matemática
Área Científica: Educação Matemática
Professora adjunta


Contactos:

Gabinete: G11
Telefone: 265 710 863
E-mail: aboavida@ese.ips.pt


Formação/ Graus Académicos:

Doutoramento em Educação (Didáctica da Matemática) da Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa (FCUL) (2005).

Mestrado em Educação e Desenvolvimento com uma tese em Educação Matemática - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) (1993).

Licenciatura em Matemática (Ramo Educacional) da FCUL (1977).

 

Cargos desempenhados em 2005/2006

Coordenadora do Departamento de Matemática
Vice-Presidente do Conselho Científico

 

Experiência profissional no âmbito da formação

Formação inicial de professores
Leccionação, desde 1995 até ao presente, de várias disciplinas de diversos cursos da responsabilidade do Departamento de Matemática da Escola Superior de Educação de Setúbal e responsável por algumas delas. Nomeadamente: Matemática; Matemática do Real; Saber Matemático e Actividade Matemática; Actividade Matemática Ontem, Actividade Matemática Hoje; Aprendizagem da Matemática; Matemática e Aprendizagem da Matemática I; Matemática e Aprendizagem da Matemática II; Forma Número e Medida; Educação Matemática I; Educação Matemática III; Prática e Reflexão Pedagógica I; Prática e Reflexão Pedagógica IV; Evolução das ideias em Ciência; e Da produção científica à comunicação científica.

Seminário O Ensino da Demonstração em Matemática para alunos da Licenciatura em Matemática, Ramo Educacional: Licenciatura em Matemática, Ramo Educacional, FCUL (Novembro 2002).

Participação no grupo de trabalho Grupo do Perfil, criado para reflexão e debate sobre o perfil do professor do ensino básico, no âmbito do processo de reestruturação curricular dos cursos da ESE em 1997.

Co-concepção e co-realização de um seminário sobre Didáctica da Álgebra: Licenciatura em Matemática, Ramo Educacional, FCUL (Novembro 1999).

Participação no grupo de trabalho para reflexão sobre a disciplina de Prática e Reflexão Pedagógica I, em Junho e Julho de 1996.

Concepção e leccionação do módulo Aprendizagem integrado na disciplina Psicologia Educacional: Licenciatura em Matemática, Ramo Educacional, FCT/UNL (1993/94).

Formação em serviço de professores
Co-responsável pela elaboração e leccionação do Programa de Desenvolvimento Curricular e Didáctica Específica da Matemática: Programa de Profissionalização em Serviço da ESE de Setúbal (1998/99 e 2000/2001).

Participação no grupo de trabalho criado na ESE de Setúbal para reflexão sobre o 1º ano do Programa de Profissionalização em Serviço para 1999/2000.

Responsável pela concepção e leccionação do módulo Didáctica Específica da Matemática: Programa de Profissionalização em Serviço da FCT/UNL (desde 1988/1989 até 1999/2000).

Coordenadora do Programa de Profissionalização em Serviço da FCT/UNL (desde 1991/92 até 1994/95).

Responsável pelo acompanhamento do Projecto de Formação e Acção Pedagógica do 2º ano do Programa de Profissionalização em Serviço da FCT/UNL (desde 1988/1989 até 1994/1995).

Co-concepção e co-realização do módulo Desenvolvimento Curricular: Programa de Profissionalização em Serviço da FCT/UNL (1994/95).

Orientadora Pedagógica no âmbito do Programa de Formação em Serviço da FCT/UNL (1986/1987 e 1987/1988).

Sub-coordenadora do grupo de Orientadores Pedagógicos de Matemática do Programa de Formação em Serviço da FCT/UNL (1986/1987 e 1987/1988).

Delegada à Profissionalização no âmbito do Programa de Profissionalização em Exercício, na Escola Secundária de Amora (1980/81 e 1981/1982).

Formação contínua de professores
Participação na concepção e realização de cursos no âmbito do Programa FOCO sobre Formação Reflexiva de Supervisores, Resolução de problemas em Educação Matemáticae Trabalho de projecto em Educação.

Colaboração no Tronco Temático de Matemática nos 4º, 5º e 6º cursos de formação de professores inseridos no Projecto de Consolidação dos Sistemas Educativos dos PALOP (entre Abril de 1997 e Maio de 1998).

Co-concepção e co-dinamização do Seminário de Formação Contínua Inovação no Ensino da Matemática: FCT/UNL (1988.

Programas de pós-graduação
• Seminário sobre Colaboração e Investigação colaborativa: grupo de doutorandos da FCUL (2002).

• Seminário sobre O trabalho em colaboração: curso de mestrado em Didáctica da Matemática da FCUL (2002).

• Seminário sobre Sistema pessoal de produção de saber: curso de mestrado em Educação e Desenvolvimento da FCT/UNL (1996).

• Co-realização de seminários sobre Processos de Produção de Saber: curso de mestrado em Ciências de Educação, Especialidade Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas, da Universidade Lusófona de Lisboa (1994/1995).

• Co-realização de seminários diversos da área de Educação Matemática: curso de mestrado em Educação e Desenvolvimento da FCT/UNL (1994/1995).

• Seminário sobre Entrevistas e Análise de Conteúdo: curso de mestrado em Educação e Desenvolvimento da FCT/UNL (1994).

• Seminário sobre Metodologias de Investigação: curso de Mestrado em Educação e Desenvolvimento da FCT/UNL (1993).

Formação de adultos
• Co-responsável pela concepção e realização do módulo Estratégias Pessoais de Formação incluído na Componente de Formação Pedagógica de vários Cursos promovidos pelo Centro de Diversificação Curricular da FCT/UNL (1994).

• Co-responsável pela concepção e realização do módulo Métodos e Técnicas Pedagógicas no âmbito do Programa de Formação de Formadores em Educação e Aconselhamento sobre Sexualidade da Associação para o Planeamento da Família(1993)

Ensino não superior
• Professora de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário entre 1976/1977 e 1985/1986

• Professora do 2º ciclo do ensino básico no ano lectivo de 1975/1976 e de duas turmas de Matemática em 1980/1981.

 

Publicações relevantes

Teses
Boavida, A.M. (2005). A argumentação em Matemática: Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração (tese de doutoramento, Universidade de Lisboa).

Boavida, A. M. (1993). Resolução de problemas em educação matemática: Contributo para uma análise epistemológica e educativa das representações pessoais dos professores (tese de mestrado). Lisboa: APM.

Capítulos de livros e publicações em actas de encontros
Boavida, A. M. (2005). A argumentação na aula de Matemática: Olhares sobre o trabalho do professor. Em J. Brocardo, F. Mendes, &A. M. Boavida (Eds.) Actas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 13-43). Setúbal: IPS.

Boavida, A. M., & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. Em GTI (Ed.), Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional. Lisboa: 43-55.

Boavida, A. M. (2000). Comentário à Conferência de Salvador Llinares. Em J. P. Ponte & L. Serrazina (Eds.), Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália, Actas da Escola de Verão 1999 (pp. 141-151). Santarém: SEM/SPCE.

Boavida, A. M., & Porfírio, J. (2000). Pre-service Mathematics Teacher Education: How to deal with new challenges? Em A. Ahmed, H. Williams & J. M. Kraemer (Eds.), Cultural Diversity in Mathematics (Education): CIEAEM 51 (pp. 285-292). Chichester: Horwood Publishing.

Boavida, A. M., & Guimarães, F. (1999). Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores. Em Actas do VII Encontro de Investigação em Educação Matemática da SEM /SPCE, Mirandela.

Boavida, A. M., & Guimarães, F. (1998). Patterns, algebraic thinking and classroom interactions. Em P. Abrantes & J. Porfírio & M. Baía (Eds.), Les interactions dans la classe de mathématiques: Actes de la CIEAEM 49 (pp. 341 - 346). Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal.

Ponte, J. P., Boavida, A. M., Graça, M., & Abrantes, P. (1997). Didáctica da Matemática. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento do Ensino Secundário.

Boavida, A. M., & Ambrósio, T. (1996). Teachers’ personal philosophies about mathematics and the senses of problem solving. Em C. Keitel & U. Gellert & E. Jablonka & M. Muller (Eds.), Mathematics (education) and common sense: The clallendge of social change and technological development — 47th CIEAEM Meeting (pp. 303-308.). Berlim: Freie Universitat Berlin.

Boavida, A. M. (1994). Contributo para a compreensão das representações pessoais dos professores sobre resolução de problemas. Em D. Fernandes & A. Borralho & G. Amaro (Eds.), Resolução de Problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular (pp. 181-195). Lisboa: IIE.

Boavida, A. M., Branco, I., & Matos, J. M. (1994). O individual e o social no percurso profissional dos professores. Em F. Gordo & J. Porfírio & J. Duarte & L. Cunha Leal & M. J. Delgado (Eds.), Actas do IV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 151-168). Setúbal: APM.

Boavida, A. M. (1992). Resolução de problemas: Que rumos para a educação matemática? Em M. Brown, D. Fernandes, J. F. Matos & J. P. Ponte (Eds.), Educação Matemática - Temas de Investigação (pp. 105- 114). Lisboa: IIE/SPCE.

Boavida, A. M. (1991). Concepções sobre resolução de problemas. Em G. Veloso & L. Serrazina & M. Maia (Eds.), Encontro Nacional ProfMat 91 (Vol. I, pp. 103-113). Porto: APM.

Boavida, A. M., & Couceiro, M. L. (1988). Gostar de Matemática - Por que não? Em J. F. Matos & M. L. Couceiro (Eds.), Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 88 (pp. 43-60). Faro: APM.

Artigos
Ponte, J. P., & Boavida, A. M. (2004). Investigar a nossa prática profissional: O percurso de um grupo de trabalho colaborativo. Educação e Matemática, 77, 17-20.

Boavida, A. M., Gomes, A., & Machado, S. (2002). Argumentação na aula de Matemática: Olhares sobre um projecto de investigação colaborativa. Educação e Matemática, 70, 18-26.

Boavida, A. M. (2001). Um olhar sobre o ensino da demonstração em Matemática. Educação e Matemática, 63, 11-15.

Boavida, A. M., Canavarro, P., & Guimarães, F. (1999). Tempos passados, tempos presentes. Educação e Matemática, 53, 3, 21, 41.

Boavida, A. M., Canavarro, P., & Guimarães, F. (1999). Tempos passados... tempos presentes. Educação e Matemática, 53, 12, 13, 22, 23, 38, 39.

Boavida, A. M. (1998). Contextos não formais de formação: O caso dos encontros de professores de Matemática. Educação e Matemática, 47, 3-5.

Boavida, A. M. (1997). Matemática: Disciplina fundamental? Educação e Ensino, 21-23.

Boavida, A. M., & Guimarães, H. M. (1995). GTI — Grupo de Trabalho sobre Investigação em Educação Matemática. Educação e Matemática, 34, 10-13.

Boavida, A. M. (1994). Múltiplos olhares sobre Matemática e resolução de problemas. Educação e Matemática, 31, 43 - 48.

Boavida, A. M. (1993). Área-Escola em experiência: Um estudo de caso numa escola C+S. Noesis, 27, 80-81.

Boavida, A. M., & Matos, J. M. (1993). Um olhar para o espelho. Emergência de um campo de reflexão teórica sobre Educação Matemática. Quadrante: Revista Teórica e de Investigação, 2(2), 7-17.

Boavida, A. M. (1992). O sentido de resolução de problemas. Quadrante: Revista Teórica e de Investigação, 1, 45-71.

Relatórios
Pinto, J., Boavida, A. M., Guimarães, F., Saraiva, L., & Ferreira, L. (1998). Relatório de auto ‑ avaliação do Curso de Formação Inicial de Professores do 2º ciclo do Ensino Básico, variante Matemática e Ciências da Natureza . Setúbal: Escola Superior de Educação.

Boavida, A. M., Carmona, D., & Couceiro, M. L. (1989). Relatório avaliativo do trabalho realizado no âmbito da Profissionalização em Serviço e Programa de Formação Contínua de Professores de Matemática em 1988/99. Monte da Caparica: FCT/UNL.

Couceiro, M. L., Boavida, A. M., et al. (1988). Relatório Avaliativo do Programa de Formação em Serviço, Prática Pedagógica de Matemática. Monte da Caparica: FCT/UNL.

 

Outras publicações

Boavida, A. M., & Guimarães, F. (1998). Mesa Redonda Educação, Projectos e Interdisciplinaridade: Quando a Matemática sai da sala de aula. Educação e Matemática, 50, 49-53.

Boavida, A. M., Domingos, A., Matos, J. M., & Junqueira, M. (Eds.). (1997). Aprendizagens em Matemática (Actas do V Encontro de Investigação em Educação Matemática). Tróia: SEM/SPCE.

Boavida, A. M., Matos, J. M., Porfírio, J., & Serrazina, L. (Eds.) (1997). Dossier sobre ensino da Matemática. Em revista Educação e Ensino (pp. 14-42). Almada: Associação dos Municípios do Distrito de Setúbal.

Boavida, A. M., Rocha, I., & Serrazina, L. (Eds.). (1996). Teses em Educação Matemática . Lisboa : APM.

Boavida, A. M., & Matos, J. M. (Organizadores). (1996). Didáctica da Matemática - Colectânea. Monte da Caparica: FCT/UNL.

Boavida, A. M., Almeida, A., & Teodoro, V. (Organizadores). (1994). Colectânea de textos para o módulo de Desenvolvimento Curricular do Programa de Profissionalização em Serviço . Monte da Caparica: FCT/UNL.

Boavida, A. M., A., D., Carmona, D., & Matos, J. M. (Eds.). (1993). Quadrante: Revista Teórica e de Investigação, Vol 2, Nº 1. Lisboa: APM

Boavida, A. M., Canavarro, P., Ceia, M., Guimarães, H. M., Matos, J. M., & Mourão, A. P. (Eds.). (1993). Teoria da Educação Matemática (Quadrante: Revista Teórica e de Investigação, vol. 2, nº 2). Lisboa: APM.

 

Participação em projectos e grupos de trabalho

  • Membro da Comissão Coordenadora do Grupo de Trabalho para a Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM) desde 1992. Coordenadora geral em 2000.
  • Membro do Conselho Editorial da revista Quadrante e do grupo de revisores desta revista desde 1994. Directora adjunta entre 1994 e 1998.
  • Membro do grupo de revisores de propostas de intervenção a serem apresentadas em International Conferences for the Psychology of Mathematics Education, desde 1994.
  • Membro do grupo Didáctica e Formação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, desde 1998.
  • Membro do grupo de estudos O professor como Investigador, entre Abril de 2000 e Setembro de 2002 (GTI/APM).
  • Membro da equipa da Escola Superior de Educação de Setúbal do projecto Rede de Apoio à Inserção Profissional desenvolvido no âmbito da ARIPESE, nos anos lectivos de 1998/1999 e 1999/2000.
  • Membro, entre 1996 e 2000, de um Tempus Mobility Joint European Project, em que participaram as instituições Universidade Pedagogicza de Rezszow (Pl), Universidade de Bedford (UK), Regentaat Normaal School RENO (B) e Hogeschool van Zwole (NL).
  • Membro do grupo de trabalho da APM RevistaEducação (e) Matemática entre 1995 e 1999.
  • Membro do GruPo TEM: Grupo Português de Teoria da Educação Matemática entre 1992 e 1997.
  • Membro da equipa do projecto Avaliação do Curso de Matemática/Ciências da ESE de Setúbal, em 1997/1998.
  • Membro do grupo coordenador da Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, entre 1995 e 1997.
  • Membro da Comissão Coordenadora do Núcleo de Professores de Matemática da zona Almada/ Seixal, entre 1995 e 1997.
  • Membro da equipa que concebeu o projecto Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Os primeiros anos apresentado, no âmbito do PRAXIS XXI, pela ESE de Setúbal e ESE de Lisboa, em 1996.
  • Membro da equipa da FCT/UNL que concebeu o projecto Educação Científica: Conhecimentos Básicos e Competências Chave, em 1996.
  • Membro da equipa de concepção e desenvolvimento do projecto Pólya — Reforma Curricular e Educação Matemática: Investigação e Inovação Didáctica (1991-1994).
  • Membro da equipa da FCT/UNL que concebeu o projecto Bios: Educação Ambiental e Área-Escola — Investigação e Inovação Pedagógica , em 1993.

 

Organização de reuniões científicas nacionais e internacionais

  • Membro da Comissão Organizadora do XX Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat 2006) a realizar no Instituto Politécnico de Setúbal em Novembro de 2006.
  • Membro da Comissão Organizadora do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática realizado em Évora em Novembro de 2005.
  • Co-organização do encontro final de balanço e encerramento do Tempus Mobility Joint European Project realizado em Julho 1999, Escola Superior de Educação de Setúbal.
  • Membro da Comissão Organizadora do CIEAEM 49 - International Comission for the study and Improvement of Mathematics Education realizado em Julho de 1997, Escola Superior de Educação de Setúbal.
  • Membro da Comissão Organizadora do X Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat 96) realizado em Novembro de 1996, Almada.
  • Membro da Comissão Organizadora do V Encontro de Investigação em Educação Matemática - SEM/SPCE realizado em Abril de1996, Tróia.
  • Membro da Comissão Organizadora do VI Encontro de Professores de Matemática da zona Almada/Seixal realizado em Julho de 1996.
  • Membro da Comissão Organizadora do V Encontro de Professores de Matemática da zona Almada/Seixal realizado em Julho de 1995.
  • Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Estudos Avançados La Production des Savoirs realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em Abril de 1995, Monte da Caparica.
  • Membro da Comissão Organizadora da Escola de Verão Cognição e Cultura da SEM/SPCE, realizada em Setembro de1994, Vila Viçosa.
  • Membro da Comissão Organizadora do III Seminário de Investigação em Educação Matemática realizado em 1992, Viseu.
  • Membro da Comissão Organizadora do II Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 88 realizado em 1988, Faro.

 

Apresentações em reuniões científicas (não publicadas)

  • Comunicação Trabalhar em Matemática no 1º ciclo: Que conhecimento matemático? Que desafios? Em Painel Formação Contínua em Matemática dos desafios às práticas: Mat1ciclo Programa de formação contínua em Matemática para professores do 1º ciclo, Universidade de Évora, Março 2006.
  • Apresentação O conhecimento matemático do professor do 1º ciclo, Reunião dos coordenadores científico-pedagógicos, Comissão de Acompanhamento do Projecto Matemática no 1º ciclo, Ministério da Educação, Fevereiro 2006.
  • Comentário às comunicações subordinadas ao tema Práticas de colaboração apresentadas no grupo de discussão Desenvolvimento profissional, reflexão sobre a prática do encontro internacional V CIBEM realizado no Porto em Julho de 2005.
  • Co-dinamização do grupo de discussão Criando contextos para a argumentação na aula de Matemática: Que desafios se colocam ao professor? em ProfMat 2005, Évora.
  • Co-dinamização do grupo de discussão Desenvolver o pensamento algébrico: Que problemas? Que desafios?em ProfMat 2005, Évora.
  • Comunicação Ensino da argumentação matemática: Um projecto de investigação colaborativa, em II Seminário Luso Espanhol, Fevereiro de 2004, ESE de Setúbal.
  • Comunicação em cartaz Teaching mathematical argumentation and teachers’ professional development em CERME 3: Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Março de 2003, Bellaria, Itália.
  • Co-dinamização do grupo de discussão Reflectindo sobre a prática: A argumentação matemática na sala de aula em ProfMat 2002,Viseu.
  • Comunicação em cartaz Ensino da argumentação matemática e desenvolvimento profissional do professor em XIII SIEM, Outubro de 2002, Viseu.
  • Comentário à conferência O currículo como praxis em ProfMat 2001,Vila Real de Trás-os-Montes.
  • Co-apresentação da comunicação em cartaz Professional development of mathematics teachers: Two research projects em 25th Conferência do International Group for the Psychology of Mathematics Education PME, Julho 2001, Utrech, Holanda .
  • Co-apresentação da comunicação em cartaz Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Dois projectos de investigação no XII SIEM, Novembro 2001, Vila Real de Trás-os-Montes.
  • Co-dinamização do grupo de discussão An agenda of research in Mathematics education and in teacher formation for mathematical literacy em CIEAEM 53, Julho 200, Verbânia, Itália.
  • Co-dinamização do grupo de discussão Aprendendo a ser professor em ProfMat 2000, Funchal.
  • Participação no painel A demonstração no ensino da matemática, ProfMat 2000, Funchal.
  • Moderação do painel Investigação e Ensino em X Seminário de Investigação em Educação Matemática, Novembro de 1999, Portimão.
  • Moderação do painel Formação inicial de professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico: Que desafios? Que caminhos? em ProfMat 98, Guimarães.
  • Co-dinamização do grupo temático Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores em VII Encontro de Investigação em Educação Matemática da SEM/SPCE, Abril de 1998, Mirandela.
  • Co-apresentação da comunicação Mathematics investigations in pre-service teachers’ education, Universidade Pedagógica de Rzeszów, Março 1998, Rzeszów, Polónia.
  • Co-dinamização da sessão prática Padrões e pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade em ÉvoraMat, Março de 1998.
  • Co-apresentação da comunicação em cartaz Sociologia da matemática em VIII SIEM, Novembro 1997, Figueira da Foz.
  • Participação no painel Formação de professores: Que relevo para o informal? em ProfMat 97, Novembro de 1997, Figueira da Foz.
  • Co-dinamização da sessão prática Padrões e pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade em ProfMat 97, Novembro de 1997, Figueira da Foz.
  • Co-dinamização da sessão prática O desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos, em Encontro regional de professores de Matemática da zona Almada/Seixal, Setembro de 1997.
  • Co-dinamização do grupo de discussão Aprender matemática e fazer matemática: Diferentes perspectivas em 4º Encontro regional de professores de Matemática, Maio de 1996, Beja.
  • Co-dinamização do grupo de discussão Produção de saber matemático dentro e fora da sala de aula, ProfMat 95, Évora.
  • Participação no painel O papel do cálculo na aprendizagem da matemática em ProfMat 95, Évora.
  • Conferência Filosofia da Matemática e Educação Matemática: Exploração de Interacções em ProfMat 1994, Leiria.
  • Comunicação Matemática como Produto Cultural em Escola de Verão sobre Cognição e Cultura, Setembro de 1994, Vila Viçosa.
  • Co-dinamização da sessão prática O sentido da matemática: Sessão prática sobre questões epistemológicas em ProfMat 93, Ponta Delgada.
  • Participação na Mesa Redonda sobre Formação de Professores, promovida pela Educação e Ensino, Associação dos Municípios do Distrito de Setúbal, 1992, Setúbal.
  • Participação no painel Resolução de Problemas em ProfMat 91, Porto.
  • Co-dinamização da sessão prática O Geoplano no Ensino e Aprendizagem da Matemática em Escola Secundária Henriques Nogueira, 1990, Torres Vedras.
  • Co-dinamização da sessão prática Intuição e Experimentação em Geometria em Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 89, Viana do Castelo.
  • Co-apresentação da comunicação Objectivos que se impõem no ensino/aprendizagem da Matemática em Escola Secundária de Mouzinho da Silveira, 1988, Portalegre.
  • Co-dinamização do grupo de trabalho sobre Formação de Professores em Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 87, Setembro 1987, Bragança.

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt