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Formação
 

 

 

JOANA MARIA LEITÃO BROCARDO
 

Departamento: Matemática
Área Científica: Educação Matemática
Professora coordenadora

Situação actual: a desempenhar o cargo de Sub-Directora-Geral de Inovação e de
Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.

 

Contactos:

E-mail: jbrocardo@ese.ips.pt


Habilitações académicas

Doutoramento em Educação (Didáctica da Matemática) da Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa

Mestrado em Educação - Variante de Metodologia do Ensino da Matemática - da Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa

Licenciatura em Matemática (Ramo Educacional)

 

Participação em Projectos

Coordenadora do projecto “Sentido do Número e Competências de Cálculo”, financiado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e pelo Instituto de Inovação Educacional. Este projecto teve início em Abril de 2002 e irá decorrer até Dezembro de 2004.

Participação, desde o presente ano lectivo, no projecto DIF: Didáctica e Formação, projecto integrado no Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Membro da equipa do projecto “Matemática para todos - investigações na sala de aula” desenvolvido no âmbito do CIEFCUL (Centro de investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) desde 1994 a Dezembro de 1998. Neste projecto, financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, integrei o grupo que produziu, orientou a experimentação e reformulou tarefas de investigação de Geometria.

Membro da equipa da ESE de Setúbal responsável por elaborar um estudo de caso de duas escolas Básicas 2, 3, no âmbito do projecto “A evolução do Sistema Educativo e o PRODEP”. Deste trabalho decorreu nos anos lectivos 1995/96 e 1996/97.

Responsável por um estudo comparativo dos currículos de Matemática de quatro países: Portugal, Espanha, Irlanda e França. Este estudo decorreu em 1995, 1996 e que foi encomendado pelo Instituto de Inovação Educacional.

Membro da equipa do projecto “Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre a construção de conceitos” que decorreu entre Janeiro de 1994 e Janeiro de 1997, financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e pelo Instituto de Inovação Educacional. No âmbito do quadro geral do projecto, foi responsável, juntamente com Fátima Gordo por um estudo focado na aprendizagem da Estatística e que tinha como objectivos identificar a natureza, o uso e o desenvolvimento de modelos conceptuais próprios dos alunos e verificar o modo como esses modelos se alteram após o ensino do tema Estatística no 7º ano.

 

Participação em Grupos de trabalho

Membro do grupo de trabalho da APM “Revista Educação e Matemática”. Directora desta revista entre Fevereiro de 2002 e Fevereiro de 2004.

Membro do Conselho Editorial da Revista Quadrante (Revista de Investigação em Educação Matemática). desde Novembro de 1998. Sub - directora desta revista desde 1998 até 2004.

Membro da International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education desde Julho de 1997.

Membro da Comissão Coordenadora do Grupo de trabalho sobre Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática entre Novembro de 1993 e Novembro de 1996.


Publicações

Teses

Brocardo, J. (2001). As investigações na aula de Matemática: Um projecto curricular no 8º ano (tese de doutoramento, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM.

Porfírio, J. (1993). A resolução de problemas na aula de Matemática: Uma experiência no 7º ano de escolaridade (tese de mestrado, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM.

 

Livros

Ponte, J. P., Brocardo, J. e Oliveira, H. (2003). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Actual

Porfírio, J., (1998). A transição de uma Escola Preparatória para uma Escola Básica 2, 3 (estudo de caso). Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

Gordo, F., Porfírio, J., Carvalho, R. (1997). Ensino da Matemática . (livro produzido no âmbito do Projecto de Apoio ao Instituto Pedagógico de Cabo Verde). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Porfírio, J. (1993). À Volta dos Números. Setúbal: ESE de Setúbal.

 

Artigos

Brocardo, J. (2004). Testar conjecturas, argumentar e provar: um exemplo no contexto de um projecto curricular centrado na exploração de investigações matemáticas. UNO

Brocardo, J., Serrazina, L. e Kraemer, JM. (2003). Algoritmos e sentido do número. In Educação e Matemática 75 (11-15).

 Brocardo, J. (2002). Formação inicial de professores de matemática: consensos e dificuldades. In actas do Seminário o ensino da Matemática; situações e perspectivas. Lisboa, CNE.

Santos, L., Brocardo, J., Pires M. e A.I., Rosendo (2002) Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior. In actas do SIEM,. Coimbra (em publicação).

Brocardo, J. (2001). Investigações na aula de matemática: A história da Rita. In Actas Profmat 2001. Vila Real, 155 - 161.

Brocardo, J. e F. Mendes (2001). Processos usados na resolução de tarefas estatísticas. In: Quadrante, Vol. 10, nº 1, 33 - 58..

Porfírio, J. (2000). As demonstrações da Vânia. In Educação e Matemática, (60), 11-13.

Porfírio, J. e Abrantes, P. (2000). The Mathematics Curriculum: Training or Education?. In A. Ahmed, J.M. Kraemer e H. William (Eds.), Cultural Diversity in Mathematics Education (pp.227-282). (Proccedings of the CIEAEM 51). Chichester: Horwood Publishing,

Boavida, A. e Porfírio, J. (2000). Pre-service mathematics teacher education: How to deal with new challenges. In A. Ahmed, J.M. Kraemer e H. William (Eds.), Cultural Diversity in Mathematics Education (pp.285-292). (Proccedings of the CIEAEM 51). Chichester: Horwood Publishing,

Porfírio, J. e Oliveira, H. (1999). Uma reflexão em torno das tarefas de investigação. In P. Abrantes, J. P. Ponte, H. Fonseca e L. Brunheira (Eds.), Investigações matemáticas na aula e no currículo (pp. 111- 118). Grupo “Matemática para todos - investigações na sala de aula”, CIEFCUL e APM: Lisboa.

Siva, A., Veloso, E., Porfirio, J. e P. Abrantes(1999). O Currículo de Matemática e as actividades de investigação. In: P. Abrantes, J.P. Ponte , H. Fonseca e L. Brunheira (Eds.), Investigações matemáticas na aula e no currículo (pp. 69 - 84). Lisboa: APM.

Porfírio, J. e Abrantes, P. (1998). Teachers, research and curriculum innovation in mathematics. In J. Jaquet (Ed.), Relationship between classroom practice and research in mathematics education (pp.151-157) (Proccedings of the CIEAEM 50). Neuchatel.

Porfírio, J (1998). Os currículos de Matemática: como têm evoluído. In Educação e Matemática, (50), 32-38.

Porfírio, J. (1994). A resolução de problemas na Aula de Matemática : Uma experiência no 7º ano de Escolaridade. In Fernandes, D, Borralho, A e G. Amaro, (Eds.), Resolução de problemas: processos cognitivos concepções de professores e desenvolvimento curricular( pp. 279 –284) . Lisboa: IIE.

Porfírio, J. (1994). A Necessidade de Professores de Matemática e a sua Formação Inicial.: uma relação difícil. In Educação Matemática., (31), 21.

Porfírio, J., Semedo, O. e Albuquerque, T. (1993). Uma experiência de resolução de problemas no 7º ano de escolaridade. In Educação Matemática, (28). 5 - 8.

Porfírio, J., Lobato, G. e Albuquerque, T. (1991). Resolução de problemas em Matemática: para quê?. In Noesis, (21), 33-35.

 

Painéis, Grupos de Discussão e Reportagens

Porfirio, J. (2000). A estatística no currículo. In C. Loureiro, F. Oliveira e L. Brunheira (Eds.), Ensino e Aprendizagem da Estatística, Sociedade Portuguesa de Estatística e APM, 61-64.

Porfirio, J. e L. Brunheira (1999). Gestão flexível do currículo. Reportagem na escola Básica 2, 3 de Santa Clara. In Educação e Matemática, (55), 7-11.

Monteiro, C., Porfirio, J. e J. P. Ponte (1998). Estratégias de desenvolvimento Curricular. In G. Cebola e M. Pinheiro (Eds.), Desenvolvimento Curricular em Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Secção de Educação e Matemática, 153-155.

Serrazina, L. e J. Porfirio (1997). A matemática como ciência que se constrói. In Educação Ensino, ano 9, nº 15, 24-27.

Serrazina, L. e J. Porfirio (1997). Experimente você mesmo. In Educação Ensino, ano 9, nº 15, 24-27

Porfirio, J. (1997). O conhecimento matemático dos alunos: suas construções e produções. In A. M. Boavida, A. Domingos, J.M. Matos e M. Junqueira (Eds.), Aprendizagens em Matemática. Secção de Educação e Matemáticada Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 65-66.

Porfirio, J. e T. O., Albuquerque (1993). Avaliando capacidades, valores e atitudes .... In Actas Profmat, Ponta Delgada, 251-253.

Porfirio, J., Lobato, M.G. e T. O., Albuquerque (1991). Resolução de problemas. Grupo de discussão 4. InActas Profmat, vol. II, Porto, 141-145.

 

Colectâneas e Guias de Formação

Badinca, A., Injai, A., Nhaga, A., Godo, F., Pires, I. V. e J. Porfirio (1995). Matemática – Actividades. Setúbal: ESE de Setúbal.

Badinca, A., Injai, A., Nhaga, A., Godo, F., Pires, I. V. e J. Porfirio (1995). Matemática - Guia do Formador. Setúbal: ESE de Setúbal.

Gordo, F., e Porfírio, J.(Orgs.). (1995). Resolução de Problemas, actividades numéricas e estatística elementar. Setúbal: ESE de Setúbal

Gordo, F., e Porfírio, J.(Orgs.) (1994). Geometria: Materiais.. Antologia de textos. Setúbal: ESE de Setúbal

Gordo, F., e Porfírio, J. .(Orgs.). (1994). Metodologia do ensino da Matemática. Antologia de textos. Setúbal: ESE de Setúbal

Delgado, M. J., Gordo, F., Leal, L. E Porfírio, J. (Orgs) (1993). Colecção Geometria: Actividades.. Setúbal: ESE de Setúbal.

Núcleo de Matemática (Orgs.). (1992). A natureza da Matemática. Escola Superior de Educação de Setúbal.

 

Edição de revistas e discussion papers de encontros temáticos

International Programme Committee (2002). Mathematical literacy in the digital era. An introduction to the themes and subthemes of CIEAEM 53. In L. Bazzini e C. Inchley (Eds.), Mathematical Literacy in the digital era. Ghisetti & Corvi Editori, 17-25.

J. P. Ponte e J. Porfirio (2001). ). A estatística: De parente pobre a cidadão de pleno direito? (editorial). Quadrante, Vol.10, Nº 1, 1-2

Serrazina, L., Oliveira, H. e J. Porfírio (2000). Editorial. Quadrante, Vol.9, Nº 1, 1-2

Porfirio, J. (1999). O currículo: quando comecei....E agora? (editorial). Educação e Matemática, nº 55, 1-2.

Abrantes, P. e J. Porfírio (1996). Editorial. Quadrante, Vol.5, Nº 2, 1-3.

International Programme Committee (1998). The interactions in the mathematics classroom: An introduction to the themes and subthemes of CIEAEM 49. In P. Abrantes, J. Porfirio e M. Baía (Eds.), The interactions in the mathematics classroom. Escola Superior de Educação de Setúbal, VII-XI.

 

Organização de reuniões científcas nacionais e internacionais

Membro da Comissão Científica do encontro internacional em homenagem a Paulo Abrantes Educação matemática: caminhos e encruzilhadas que se realizará na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 14 e 15 de Julho de 2005.

Membro da Comissão Científica do V Congresso Ibero-Americano de educação matemática que se realizará na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto de 17 a 22 de Julho de 2005.

Membro da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Professores de 1º Ciclo (Matemática), promovido pela APM. Este encontro realizou-se na ESE de Setúbal em Fevereiro de 2002.

Organização do CIEAEM 53. Membro da Comissão Internacional do Programa Científico do CIEAEM 53 que se realizou em Verbânia em Julho de 2001.

Organização do CIEAEM 51. Membro da Comissão Internacional do Programa Científico do CIEAEM 51 que se realizou em Chichester em Julho de 1999.

Organização do CIEAEM 49. Co-Chair (com Paulo Abrantes) da Comissão Organizadora Local do CIEAEM 49 que se realizou em Julho de 1997 na ESE de Setúbal.. Membro da Comissão Internacional do Programa Científico do CIEAEM 49.

Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário de Investigação em Educação Matemática que se realizou em 93 em Ponta Delgada.

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
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