Página inicial | Mapa do Site
Docentes »» Nota Biobibliográfica
Formação
 

 

 

MARGARIDA MARIA AMARO TEIXEIRA RODRIGUES
 

Departamento: Matemática
Área Científica: Educação Matemática
Formadora no projecto de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do distrito de Setúbal
Professora requisitada

Contactos:

Gabinete: SR2
Telefone: 265 710 847
E-mail: mtrodrigues@ese.ips.pt

Situação Profissional

Professora requisitada na Escola Superior de Educação de Setúbal no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º ciclo, 2006/2007.

Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Bocage – 24 anos de serviço.

 

Habilitações académicas

Mestrado em Informática e Educação - da Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa

Licenciatura em ensino na área de Matemática e Ciências da Natureza

 

Experiência profissional no âmbito da formação

Formação inicial de professores

Leccionação, enquanto professora requisitada, nos anos lectivos de 2001/2002 e 2002/2003, de várias disciplinas de diversos cursos da responsabilidade do Departamento de Matemática da Escola Superior de Educação de Setúbal: Matemática, Aprendizagem da Matemática, Utilização de Materiais no Ensino da Matemática, Matemática e Aprendizagem da Matemática I, Matemática e Aprendizagem da Matemática II, Pensamento Lógico-matemático, Pensamento Matemático e Educação Infantil.

Formação contínua de professores

2006 – Oficina de Formação “Do espaço ao plano” no Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo realizado pela equipa de formadores da ESE de Setúbal.

2002-2006 - Competências Básicas em TIC nas EB1 e SetTic nas Escolas EB1 do Distrito de Setúbal.

2002 - Acção de Formação “ As Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento de Projectos – Módulo IV (Internet - iniciação)” - Centro de Formação de Professores Arrábida.

2002 - Sessão Prática “Cortes e dobragens” no 5º Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo “A Matemática no 1º Ciclo” realizado na Escola Superior de Educação de Setúbal.

2000-2001 - Módulos de curta duração em diversas escolas associadas ao Centro de Competência Nónio da ESE de Setúbal: “Tartarugas dinâmicas”, “Imaginar, Criar e Apresentar”, “Navegar na WWW – Pesquisa e Organização de Informação”, “Processamento de Texto”, “(Re)Criar a Imagem”, “Modelação Matemática”, “Geometria Dinâmica”, “Comunicar em diferido”, “Comunicar em tempo real”, “Oficina do Livro”.

Acção de Formação na modalidade de Oficina “Da escrita à apresentação realizada na Escola Secundária de Santo André - Centro de Competência Nónio da ESE de Setúbal.

1999-2000 - Acção de Formação “ As Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento de Projectos – Módulo IV A (Internet Aprofundamento)” - Centro de Formação de Professores Arrábida.

1999 - Acção de Formação “ As Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento de Projectos – Módulo II (Excel Básico e Word Aprofundamento)” – Centro de Formação de Professores Arrábida / Centro de Formação Montijo e Alcochete.

 

Participação em Projectos

Membro da equipa da formadores da ESE de Setúbal do projecto Competências Básicas em TIC nas EB1desenvolvido nas Escolas EB1 do Distrito de Setúbal, projecto que assume a continuidade do Programa Internet@EB1– 2005/2006.

Membro da equipa da formadores da ESE de Setúbal do projecto SetTic de acompanhamento da utilização educativa da Internet nas Escolas EB1 do Distrito de Setúbal – 2002/2003 e 2003/2004.

A demonstração e as interacções sociais na actividade matemática escolar – 2002 - projecto de Tese de Doutoramento.

Conhecer e intervir com as TIC na Escola – integração na equipa técnico-pedagógica, em regime de requisição, no Centro de Competência Nónio Século XXI da ESE de Setúbal – 2000/2001.

Coordenadora da candidatura da Escola Básica 2º e 3º ciclos de Bocage ao Concurso de Homepages de Escolas - Netd@ys’98 em Portugal - promovido pelo DAPP/Programa Nónio Século XXI – 1998/99.

Participação no projecto Aprender a aprender da Escola Básica 2º e 3º ciclos de Bocage apoiado pelo Programa Nónio Século XXI - 1996/97. Membro da equipa de coordenação do projecto em 1998/99.

 

Publicações

Teses

Rodrigues, M. (1997). A de aprendizagem da Matemática enquanto processo de construção de significado mediada pela utilização do computador (tese de mestrado, Universidade de Lisboa). Lisboa: Associação de Professores Matemática.

Artigos

Carvalho, C., Duarte, J., & Rodrigues, M. (2001). Educação (formação) de professores e alunos. In P. Dias e C. Freitas (Eds.), Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 829-838. Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho.

Rodrigues, M. (2000). Interacções sociais na aprendizagem da Matemática. Quadrante, Vol. 9, 1, 3-47.

Rodrigues, M. (2000). A utilização de software dinâmico no ensino da geometria. A Rede, III, 3 , 24-25.

Rodrigues, M. (1999). A construção de significado na aprendizagem da Matemática. In I. Vale e J. Portela (Eds.), Actas do IX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 247-261. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Santos, E., & Rodrigues, M. (1998). O computador na sala de aula. In Associação de Professores de Matemática (Ed.), Actas do ProfMat 98, 157-166. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Rodrigues, M. (1997). The development of mathematical meaning in a computer-based environment. In E. Pehkonen (Ed .), Proceedings of the 21st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, 261. Lahti (Finlândia): Universidade de Helsínquia.

Produções não Publicadas

2000-2003 – Pareceres fundamentados, na qualidade de consultora do centro de Formação de Professores Arrábida, relativos às seguintes Acções de Formação, no contexto da avaliação externa das mesmas: “Novos ambientes de aprendizagem no ensino da Matemática”, “Novos desafios no ensino/aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico”, “Desenvolvimento do Programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o Ensino Secundário – Módulo I” (modalidade de Círculo de Estudos) e “As Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento de projectos – Módulo VII A – Produção de multimedia educativo – Macromedia Director” (modalidade de Oficina de Formação).

2001 – Fichas-Síntese dos Projectos Nónio das Escolas. Brochura compilativa relativa ao triénio de vigência do Programa Nónio nas escolas associadas ao Centro de Competência Nónio Século XXI da ESE de Setúbal.

2001 – CD-Rom com a apresentação (em Power Point) das actividades do Centro de Competência Nónio Século XXI da ESE de Setúbal, ao longo dos seus 4 anos de existência, e que esteve patente na Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, em Braga.

2000 – Guia de Utilização do Paint Shop Pro (em colaboração com Carlos Carvalho). Caderno de Divulgação, Série: Guias de Utilização nº 6 - Centro de Competência Nónio Século XXI da ESE de Setúbal.

1999 – Voices in motivation for proof. Artigo aceite pelo Program Committee para apresentação no 23 rd Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 23) em Haifa, Israel. O artigo não foi publicado nas respectivas Actas devido à desistência de participação no Encontro, por motivos pessoais.

1999 – As Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de projectos – Módulo I Iniciação. Manual da Acção de Formação homónima.

1999 – As Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de projectos – Módulo II (Word Aprofundado). Manual da Acção de Formação homónima.

1999 – As Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de projectos – Módulo IV A (Internet Aprofundamento). Manual da Acção de Formação homónima.

1997 - O computador na aprendizagem da Matemática: a construção do significado matemático (em colaboração com João Filipe Matos). Relatório Final do Projecto homónimo subsidiado pelo Instituto de Inovação Educacional.

 

Organização de reuniões científicas nacionais

  • Membro da Comissão Organizadora do 22º Encontro Nacional de Professores de Matemática—ProfMat 2006—promovido pela APM. Este encontro realizou-se no Instituto Politécnico de Setúbal em Novembro de 2006.
  • Membro das seguintes sociedades científicas:
  • Associação de Professores de Matemática
  • International Group for the Psychology of Mathematics Education

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt