Educação e Desenvolvimento Comunitário Local
Perspectivas pedagógicas e sociais da sustentabilidade
No início da última década do século XX, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano no mundo, deixando a descoberto as profundas desigualdades que caracterizam os nossos modos de conviver e de satisfazer as necessidades mais básicas e as condições de riqueza e pobreza que questionam as possibilidades de construir, no Local e no Global, uma sociedade planetária mais livre, equitativa e justa, portanto, mais sustentável social e ambientalmente. Uma aspiração com claras repercussões políticas, económicas, ecológicas e éticas. É nestas reivindicações e nos argumentos que a motivam, que os autores deste livro inscrevem o seu discurso, articulando-o em cinco partes: quatro capítulos e um epílogo. Ou, de preferência, numa rede de argumentos animados por uma visão crítica da educação e do desenvolvimento, partindo ao encontro da educação que desejam e que desejam e que assumem como necessária no mundo actual.
A obra desenvolve e actualiza o debate acerca das tendências predominantes no campo da Educação, do Desenvolvimento e da Comunidade, e incorpora algumas das questões suscitadas nos últimos anos com a proclamação da Década das Nações Unidas para a Educação e para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Em momentos de incertezas como os que vivemos, quando tudo convida à desagregação e ao trabalho individualizado, são muitos os pretextos que deram origem ao trabalho aqui apresentado, onde a Educação, a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Comunitário Local se fazem texto, com as sugestivas chaves que a Pedagogia Social proporciona na sua leitura e interpretação.
Autor: José António Caride Gómez, Orlando Manuel Pereira de Freitas, Germán
ISBN: 978-972-8562-44-1
pp. 358
Preço: 12,60€