Projecto de Investigação: |
The Consumer Citizenship Network (CCN) |
Data: |
CCN1: 1º triénio - de 1 de Outubro de 2003 até 2006.
CCN 2: 2º triénio - de 2006 até 2009. |
Próxima conferência internacional: |
Maio de 2008 em local a definir. |
Site oficial:
Nova webpage: |
http://www.hihm.no/eway/default.aspx?pid=252
http://www.consumercitizenship.no/
|
Responsável na ESE: |
Alcina Dourado |
Pessoas envolvidas da ESE: |
Alcina Dourado |
Entidade promotora: |
The Hedmark University College,
Lærerskolealle, 2418 Elverum, Norway
Project manager: Victoria W. Thoresen
|
Entidades envolvidas: |
A rede consiste em 133 instituições de 37 países, incluindo UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), UNEP (United Nations Environment Programme) e CI (Consumers International). |
Financiamento: |
Comissão Europeia |
Área: |
Redes Temáticas (Sócrates/ Erasmus 3) |
Objectivos: |
Procura desenvolver abordagens interdisciplinares a questões centrais relacionadas com o equilíbrio entre o bem-estar material e não material e com a forma como cada um aplica os valores éticos à prática diária através da participação conscienciosa no mercado.
Procura também reunir especialistas nos campos da cidadania, ambiente e educação do consumidor de forma a poder, no futuro, desenvolver pesquisa e boas práticas no ensino e na promoção da educação para a cidadania do consumidor.
Através do enfoque na responsabilidade social, a CCN2 procura aumentar a preocupação internacional pela implementação de normas e comportamentos que possam suportar a cooperação e desenvolvimento sustentáveis. |
Síntese: |
A Rede da Cidadania do Consumidor (CCN) é uma rede interdisciplinar de educadores, investigadores e organizações da sociedade civil que reconhecem a necessidade premente para a acção construtiva de indivíduos de modo a alcançar o consumo sustentável e a solidariedade global.
A Rede trabalha no sentido de desenvolver o diálogo e o debate; pesquisa; análise de competências; materiais de ensino e linhas orientadoras da aprendizagem; conferências anuais; publicações de pesquisa; relatórios; exposições; bases de dados de literatura de relevo; newsletters; website; cursos e a disseminação dos resultados a uma vasta audiência. |
Âmbito: |
Internacional |
Estado: |
em curso |