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IDENTIFICAÇÃO DE PROGRAMA / PROJECTO

Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
O papel das Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND)

 

Criação de dispositivos de gestão da inovação e de formação de professores (projecto realizado para o Ministério da Educação e acompanhado pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular).

Coordenação: Ana Maria Bettencourt

Equipa da ESE: Jorge Pinto, Carla Cibele Figueiredo, Cristina Gomes da Silva, Nelson Matias

Colaboração de: Maria do Céu Roldão, Fátima Guimarães, Pedro Abrantes, Tiago Caeiro, Sónia Matos, Vera Henriques EB,2,3 de Vialonga, Secundária Fernão Mendes Pinto, e 2, 3 do Pinhal Novo/Poceirão.

O projecto visa identificar práticas educativas e pedagógicas que possam contribuir para um melhor enquadramento educativo dos alunos e para a prevenção do insucesso e da indisciplina nas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico.

O trabalho incide em particular sobre as Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND) e visa também a elaboração de propostas para a gestão da inovação e para a formação contínua de professores visando um maior envolvimento das equipas educativas na melhoria dos resultados escolares.

Partimos do conceito central de que estas áreas não disciplinares devem ser geridas de uma forma flexível, fortemente relacionadas com o projecto curricular de turma, de modo a serem utilizadas como um espaço formativo geral e também de apoio às dificuldades dos alunos.

O projecto tem duas componentes:

  • Um estudo de práticas educativas realizado a partir de sete estudos de caso realizados no âmbito das ESEs de Setúbal, Porto e Portalegre;
  • Uma formação-acção centrada nas escolas EB 2, 3 de Vialonga, Secundária Fernão Mendes Pinto, e EB 2, 3 do Pinhal Novo/Poceirão.

Pretende-se elaborar materiais de apoio ao funcionamento de equipas pedagógicas visando a integração dos alunos e propor recomendações de política curricular, de gestão pedagógica e estratégias organizativas para ultrapassar os obstáculos que se colocam à integração dos alunos do ensino básico.

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
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