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Projectos »» Matemática - 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
 
 

 

Formação Contínua em Matemática

Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos

1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

 

O Programa de formação contínua em Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico tem como propósito principal a melhoria das aprendizagens dos alunos.

 

Objectivos

A proposta apresentada pela ESE de Setúbal enquadra-se no Programa de formação/acompanhamento/supervisão em Matemática para Professores do 1º e do 2º ciclos que tem como objectivos gerais:

1. Promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didáctico e curricular dos professores do 1º e do 2º ciclo envolvidos, tendo em conta as actuais orientações curriculares neste domínio.

2. Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua condução e reflexão por parte dos professores envolvidos, apoiados pelos seus pares e formadores.

3. Desenvolver uma atitude positiva dos professores relativamente à Matemática promovendo a autoconfiança nas suas capacidades como professores de Matemática, que inclua a criação de expectativas elevadas acerca do que os seus alunos podem aprender em Matemática.

4. Criar dinâmicas de trabalho em colaboração entre os professores da mesma escola com vista a um investimento continuado no ensino da Matemática ao nível do grupo de professores da escola/agrupamento, com a identificação de um professor dinamizador, (no 2º ciclo poderá ser o delegado) que promova um desenvolvimento curricular nesta área.

5. Promover uma articulação entre os professores dos 1º e 2º ciclos no que diz respeito ao ensino da Matemática, de modo a contribuir para uma continuidade das aprendizagens em Matemática.

6. Promover o trabalho em rede entre escolas e agrupamentos em articulação com as instituições de formação inicial de professores.

 

Conteúdos programáticos

Os conteúdos do programa de formação que propomos enquadram-se nos apresentados pela Comissão de Acompanhamento (documento An 2-B). Assim, a formação a realizar visa o desenvolvimento do conhecimento matemático e didáctico do professor, tendo como referência os Programas oficiais de Matemática do 1º e 2º ciclos e o Currículo Nacional do Ensino Básico. Assume-se, igualmente, a importância de proporcionar ao professor experiências de desenvolvimento profissional que articulem, adequadamente, o conhecimento dos conteúdos a ensinar e o conhecimento didáctico, pondo, nomeadamente a ênfase na vertente dos recursos a utilizar na sala de aula. De acordo com o que referimos anteriormente, os conteúdos do programa que propomos dizem respeito aos seguintes domínios:

1. Os temas matemáticos;

2. A natureza das tarefas para os alunos;

3. Os recursos a utilizar, como contexto ou suporte das tarefas propostas;

4. A cultura de sala de aula e a avaliação.

O desenvolvimento destes domínios não deve ser entendido como uma listagem de conteúdos a ser rigorosamente seguida, mas como um conjunto de orientações, dentro das quais cada grupo de formação definirá as suas prioridades, de acordo com as necessidades identificadas em articulação com os grupos de formandos.

 

Metodologia

Como ponto de partida para a formação, propomo-nos identificar as necessidades de formação a partir da reflexão sobre o trabalho realizado por alunos. Para tal, iremos reflectir sobre respostas dadas a itens de Matemática usados com alunos do 1º/2º Ciclo.

As sessões de formação visam a discussão de temas matemáticos e a preparação de tarefas matemáticas para trabalhar na sala de aula. Esta preparação terá como base a ideia de construção de uma trajectória hipotética de aprendizagem que vai sendo ajustada a partir das experiências em sala de aula. É neste contexto que se torna relevante trabalhar com os formandos ao nível da aula, apoiando a exploração das tarefas planificadas. O acompanhamento em sala de aula é, também, importante no sentido de recolher dados para apoiar uma reflexão crítica sobre o modo como decorreu o trabalho na sala de aula e para reajustar a acção.

 

Sessões de trabalho e acções de acompanhamento/supervisão

Realizaremos, para cada grupo de 8 a 10 formandos, 15 sessões de trabalho nas escolas, com a duração de 3 horas cada uma, a decorrer num dia da semana acordado previamente e no período laboral. Estas sessões, com uma periodicidade quinzenal, têm como objectivo promover um trabalho sistemático na área da Matemática, de preferência em articulação com outras áreas científicas, bem como planificar e reflectir sobre as actividades lectivas.

No caso do 2º ano de formação será diminuída a componente presencial e aumentada a componente de acompanhamento/supervisão na sala de aula.

Ao nível da sala de aula, o formador tem uma função de acompanhamento/supervisão do trabalho realizado. É desejável que a aula presenciada pelo formador contemple algo que foi planificado e preparado nas sessões de formação. O formador e/ou o formando anotarão os episódios relevantes, quer no que se refere à forma como as tarefas foram apresentadas pelo professor, quer às interacções que se desenrolaram entre os alunos e entre estes e o professor. Estes aspectos serão mobilizados numa posterior discussão e reflexão com o professor, a realizar individualmente ou no grupo. O confronto entre as expectativas do professor e aquilo que os alunos foram capazes de fazer, constitui um aspecto fundamental para reflexão.

As sessões de acompanhamento/supervisão corresponderão a 10 horas por professor, ao longo do ano lectivo, sendo realizadas, no mínimo, 4 sessões (5, no caso do 2º ano de formação) de acompanhamento em sala de aula por formando durante o período de formação.

A acção de formação termina com uma sessão colectiva de 6 horas, a realizar na Escola Superior de Educação de Setúbal, no final do ano lectivo, com o formato de seminário de apresentação, divulgação e discussão dos trabalhos realizados no âmbito do programa ao longo do ano lectivo. Esta sessão terá como participantes os formandos inscritos na formação, podendo os restantes professores dos 1º e 2º ciclos ser convidados. Para esta sessão serão convidados conferencistas especializados.

 

Calendarização Geral

O Programa desenvolver-se-á entre Setembro de 2007 e Julho de 2008, prevendo-se a seguinte calendarização geral para as acções que envolvem o lançamento e concretização do Programa.

1 a 30 de Setembro

Verificação das inscrições efectuadas pelos agrupamentos junto das Direcções Regionais de Educação.

Formação dos grupos de trabalho pela equipa da ESE de Setúbal

Até 3 de Outubro

Formação dos grupos de trabalho pela equipa da ESE de Setúbal

4 de Outubro

Envio para os agrupamentos da informação sobre a constituição dos grupos e horário de funcionamento

Até 12 de Outubro

Envio à ESE da confirmação relativa ao local de realização das sessões e aviso aos participantes

15 de Outubro

Início das sessões de formação

30 de Junho

Fim das sessões de formação

Julho

Seminário final de divulgação e reflexão

 

Avaliação

Pretende-se que os participantes no programa de formação elaborem ao longo do seu percurso um portefólio que reflicta o desenvolvimento profissional do professor enquanto formando. É importante que o portefólio ajude a tornar conscientes e reflectidas as aprendizagens que terá realizado ao longo da formação, em especial no que diz respeito aos principais objectivos da formação.

As indicações relativas à elaboração dos portefólios serão facultadas aos professores devendo os formadores, ao longo do ano, ir acompanhando o seu desenvolvimento e disponibilizando-se para dar feedback, sublinhando a ideia de que a construção de um portefólio é um processo continuado.

Equipa de formação

A equipa de formação em 2007/08 é constituída por:

  • Fátima Mendes (ESE de Setúbal, coordenadora do projecto de formação)
  • Ana Cristina Abreu (requisição)
  • Ana Maria Boavida (ESE de Setúbal)
  • Catarina Delgado (ESE de Setúbal)
  • Fátima Torres (requisição)
  • Fernanda Perez (por acordo com o ME, assegura um grupo)
  • Jorge Revez (requisição)
  • Margarida Rodrigues (ESE de Setúbal)
  • Maria da Conceição Patrício (por acordo com o ME, assegura quatro grupos)

 

Contactos

Coordenação: Fátima Mendes: mfmendes@ese.ips.pt

Secretariado:

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 13-02-2008
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