Relatório de Auto-avaliação (Conclusão)
Após a apresentação dos resultados obtidos ao longo do
estudo, apresenta-se, agora, uma síntese dos aspectos mais
relevantes organizados em categorias, nas quais se vão realçar
os aspectos mais positivos e mais negativos. As quatro categorias
dizem respeito (1) às condições de trabalho durante o curso,
(2) à organização e funcionamento do curso, bem como (2)
o contributo do curso para a vida profissional e (4) o relacionamento
mantido com a ESE de Setúbal após a obtenção do diploma.
Todos os intervenientes consideraram,
de um modo geral, as condições de trabalho na ESE bastante
satisfatórias, nomeadamente a qualidade das salas, o acesso
a materiais e equipamentos e o apoio ao desenvolvimento
e elaboração de trabalhos. Foi, ainda, valorizada pelos
docentes a facilidade de acesso a acções de formação.
Algumas dificuldades foram, entretanto,
identificadas pelos docentes, no que respeita à disponibilidade
para o desenvolvimento de actividades de investigação a
par com a carga horária semanal a que estão sujeitos. O
aspecto menos positivo apontado pelos alunos é a falta de
espaço disponível para trabalhar em grupo na escola.
Os docentes identificam alguma
falta de preparação anterior dos alunos à entrada do curso,
mas referem de forma positiva competências relacionais e
capacidades de trabalho e de envolvimento com o curso. A
qualidade do relacionamento entre os vários intervenientes
é também um dos aspectos mais valorizados pelos alunos.
São considerados satisfatórios
pelos docentes os níveis quer do espírito de equipa entre
professores quer da regularidade e da participação em reuniões
de trabalho sobre o curso. Por seu lado, os alunos mostram
algum descontentamento face ao que consideram uma fraca
participação e contributo da sua parte para a gestão e resolução
de problemas do curso.
Um ponto de divergência entre as
opiniões de alunos e docentes encontra-se nas afirmações
relativas à carga horária global: para os alunos é considerada
pouco adequada mas, para os docentes, ela é entendida como
muito ou em grande parte adequada. O horário semanal é igualmente
pouco adequado na opinião de metade dos alunos inquiridos.
Docentes e alunos consideram de
forma positiva o grau de exigência dos professores, bem
como os regimes de frequência e de avaliação praticados.
Na sua maioria, as disciplinas do curso e os docentes responsáveis
são avaliados pelos alunos de uma forma satisfatória. Com
algumas indicações menos positivas, são identificadas algumas
disciplinas de formação geral, nomeadamente Língua Portuguesa,
Abordagens do Real, Língua Francesa e Necessidades Educativas
Especiais. De uma forma francamente positiva, são avaliadas
as disciplinas Forma e Número, Educação Matemática II, bem
como Prática e Reflexão Pedagógica III.
A articulação entre as várias disciplinas
e os vários anos do curso é considerada satisfatória pelos
inquiridos, mas a permuta com outros cursos da escola e
outras instituições é para muitos insuficiente.
A articulação entre teoria e prática
é mais valorizada pelos docentes do que pelos alunos, que,
por seu lado, consideram como mais positiva a componente
prática do curso. É também de realçar que o aspecto mais
valorizado pelos alunos é precisamente a relevância dos
estágios e, portanto, a importância do carácter prático
e contextual das aprendizagens ali desenvolvidas.
De uma forma geral, no entanto,
os alunos consideram como muito positiva a contribuição
do curso para a sua formação científica, pedagógica, pessoal
e cultural. Docentes e alunos fazem uma apreciação global
do curso francamente positiva.
Como se pôde atrás observar, a
satisfação dos diplomados é bastante significativa no que
diz respeito ao contributo do curso para a formação pessoal,
científica e pedagógica e para o desempenho das diferentes
tarefas profissionais, tais como a concepção, planificação,
execução e avaliação do processo educativo. De uma forma
menos positiva é indicado o contributo do curso para o desempenho
de cargos de gestão e para a intervenção no Projecto Educativo
da escola
Apesar de a ESE de Setúbal ser
apreciada globalmente de uma forma positiva, os antigos
alunos mantêm um grande afastamento com a instituição. São
avaliados de uma forma francamente negativa os aspectos
relacionados com convites da ESE para participar em actividades
bem como deslocações à ESE por motivos científicos, pedagógicos
ou pessoais. Para os antigos alunos, a Escola Superior de
Educação de Setúbal parece ter deixado de ser um recurso
útil à profissão tal como parece ter sido durante os quatro
anos do curso. |