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Avaliação dos Cursos - Matemática / Ciências da Natureza

Relatório de Auto-avaliação (Conclusão)

Após a apresentação dos resultados obtidos ao longo do estudo, apresenta-se, agora, uma síntese dos aspectos mais relevantes organizados em categorias, nas quais se vão realçar os aspectos mais positivos e mais negativos. As quatro categorias dizem respeito (1) às condições de trabalho durante o curso, (2) à organização e funcionamento do curso, bem como (2) o contributo do curso para a vida profissional e (4) o relacionamento mantido com a ESE de Setúbal após a obtenção do diploma.

  • Condições de trabalho do Curso M/CN.

Todos os intervenientes consideraram, de um modo geral, as condições de trabalho na ESE bastante satisfatórias, nomeadamente a qualidade das salas, o acesso a materiais e equipamentos e o apoio ao desenvolvimento e elaboração de trabalhos. Foi, ainda, valorizada pelos docentes a facilidade de acesso a acções de formação.

Algumas dificuldades foram, entretanto, identificadas pelos docentes, no que respeita à disponibilidade para o desenvolvimento de actividades de investigação a par com a carga horária semanal a que estão sujeitos. O aspecto menos positivo apontado pelos alunos é a falta de espaço disponível para trabalhar em grupo na escola.

  • Organização e funcionamento do curso

Os docentes identificam alguma falta de preparação anterior dos alunos à entrada do curso, mas referem de forma positiva competências relacionais e capacidades de trabalho e de envolvimento com o curso. A qualidade do relacionamento entre os vários intervenientes é também um dos aspectos mais valorizados pelos alunos.

São considerados satisfatórios pelos docentes os níveis quer do espírito de equipa entre professores quer da regularidade e da participação em reuniões de trabalho sobre o curso. Por seu lado, os alunos mostram algum descontentamento face ao que consideram uma fraca participação e contributo da sua parte para a gestão e resolução de problemas do curso.

Um ponto de divergência entre as opiniões de alunos e docentes encontra-se nas afirmações relativas à carga horária global: para os alunos é considerada pouco adequada mas, para os docentes, ela é entendida como muito ou em grande parte adequada. O horário semanal é igualmente pouco adequado na opinião de metade dos alunos inquiridos.

Docentes e alunos consideram de forma positiva o grau de exigência dos professores, bem como os regimes de frequência e de avaliação praticados. Na sua maioria, as disciplinas do curso e os docentes responsáveis são avaliados pelos alunos de uma forma satisfatória. Com algumas indicações menos positivas, são identificadas algumas disciplinas de formação geral, nomeadamente Língua Portuguesa, Abordagens do Real, Língua Francesa e Necessidades Educativas Especiais. De uma forma francamente positiva, são avaliadas as disciplinas Forma e Número, Educação Matemática II, bem como Prática e Reflexão Pedagógica III.

A articulação entre as várias disciplinas e os vários anos do curso é considerada satisfatória pelos inquiridos, mas a permuta com outros cursos da escola e outras instituições é para muitos insuficiente.

A articulação entre teoria e prática é mais valorizada pelos docentes do que pelos alunos, que, por seu lado, consideram como mais positiva a componente prática do curso. É também de realçar que o aspecto mais valorizado pelos alunos é precisamente a relevância dos estágios e, portanto, a importância do carácter prático e contextual das aprendizagens ali desenvolvidas.

De uma forma geral, no entanto, os alunos consideram como muito positiva a contribuição do curso para a sua formação científica, pedagógica, pessoal e cultural. Docentes e alunos fazem uma apreciação global do curso francamente positiva.

  • Contributo do curso para a vida profissional

Como se pôde atrás observar, a satisfação dos diplomados é bastante significativa no que diz respeito ao contributo do curso para a formação pessoal, científica e pedagógica e para o desempenho das diferentes tarefas profissionais, tais como a concepção, planificação, execução e avaliação do processo educativo. De uma forma menos positiva é indicado o contributo do curso para o desempenho de cargos de gestão e para a intervenção no Projecto Educativo da escola

  • Relações dos diplomados com a Escola Superior de Educação de Setúbal

Apesar de a ESE de Setúbal ser apreciada globalmente de uma forma positiva, os antigos alunos mantêm um grande afastamento com a instituição. São avaliados de uma forma francamente negativa os aspectos relacionados com convites da ESE para participar em actividades bem como deslocações à ESE por motivos científicos, pedagógicos ou pessoais. Para os antigos alunos, a Escola Superior de Educação de Setúbal parece ter deixado de ser um recurso útil à profissão tal como parece ter sido durante os quatro anos do curso.

 

 

 

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
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