Página inicial | Mapa do Site
Destaques »» Eventos »» Outros eventos
 
 

 

Eventos 2007/08

Visita de D. Gilberto Reis, Bispo de Setúbal,
à Escola Superior de Educação

9 de Abril 2008

 

A ESE recebe o Bispo de Setúbal numa visita que integra as Escolas do IPS.

A organização desta visita é da responsabilidade do Serviço Pastoral do Ensino Superior de Setúbal.

Mais informações em: http://www.ips.pt

Programa da visita:
10:15h | Visita do Sr. Bispo D. Gilberto Reis à Direcção da ESE
11:00h | Visita guiada à Exposição patente no átrio da ESE
11:30h | Momento Musical por alunos do 3º. Ano do Curso de Educação Musical
11:45h | Apresentação da Escola ao Sr. Bispo por um aluno de cada curso
12:15h | Aula aberta do Sr. Bispo a toda a comunidade académica: «Educação e formação à luz de uma nova luz».
13:00h | Hora da Esperança (percurso semanal de grupo de reflexão)
13:30h | Almoço na ESE
14:30h |

Conferência:
«A Bíblia como Código Cultural, aproximação literária»
pelo Prof. Doutor Tolentino Mendonça, Teólogo Biblista, Professor da UCP, Poeta, Director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.


D. Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis nasceu a 27 de Maio de 1940 em Barbadães, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito e Diocese de Vila Real.

Foi ordenado Presbítero a 21 de Setembro de 1963 na Sé de Vila Real. Nos anos seguintes estuda Teologia Espiritual na Universidade Gregoriana em Roma. Foi Director Espiritual no Seminário de Vila Real, Professor de Teologia Fundamental, Prefeito de estudos no Seminário do Porto. Mais tarde Pároco em Chaves até ser nomeado Bispo Auxiliar do Porto a 16 de Novembro de 1988, por Sua santidade o Papa João Paulo II, sendo ordenado Bispo a 12 de Fevereiro de 1989, na Igreja Matriz de Chaves.

A 23 de Abril de 1998 foi nomeado Bispo de Setúbal, tomando posse a 21 de Junho de 1998.

Durante vários anos, até ao ano de 2005 foi Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios. Actualmente é Delegado da Conferência Episcopal Portuguesa para as relações Bispos/Vida Consagrada.

 

José Tolentino Mendonça nasceu em Machico na Ilha da Madeira em 15 de Dezembro 1965. É licenciado em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa (com uma dissertação sobre a poesia de Ruy Belo - 1989), tendo sido ordenado Presbítero em 1990. Concluiu a licenciatura canónica em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma em 1992. L eccionou Cristianismo e Cultura e Hebraico, desempenhando também as funções de Capelão da Universidade Católica de Lisboa. Em 2004 conclui o doutoramento em Teologia Bíblica, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica (com a tese A Construção de Jesus. Uma leitura narrativa de Lc 7,36-50). Actualmente, lecciona Estudos Bíblicos na Universidade Católica de Lisboa.

Para alem de professor, é também poeta, ensaísta e tradutor. Publicou livros de poesia como Os Dias Contados (Funchal, Ed. SREC, 1990), Baldios (Ed. Assírio & Alvim, 1999), A Estrada Branca (Ed. Assírio & Alvim, 2005), Tábuas de Pedra (Ed. Assírio & Alvim, 2006) e La notte apre i miei occhi (Pisa, Ed. ETS, 2006). É também autor do texto dramático Perdoar Helena (Assírio & Alvim, 2005), levado à cena pela Companhia Lilás.tico, no Teatro Taborda. Traduziu obras como Cântico dos Cânticos, Nova Bíblia dos Capuchinhos, O Passo do Adeus (Cristina Campo) e Flor Brilhante (Hildegard von Bingen) e escreveu ensaios literários com os quais prefaciou livros de Ruy Belo, Teixeira de Pascoaes e Cristina Campo, entre outros. Foi laureado com o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998) e com o Prémio PEN Clube de Ensaio (2004).

Ocupando já um lugar de destaque na poesia portuguesa contemporânea, a sua poesia é considerada, unanimemente, como uma das mais rigorosas e originais da moderna poesia portuguesa. O autor, para quem "A poesia é a arte de resistir ao seu tempo", integrou uma delegação que representou Portugal, então país homenageado, em 1999, na 9.ª Bienal Internacional do livro do Rio de Janeiro, ao lado de uma plêiade conceituada de escritores e poetas portugueses. Este prestígio foi legitimado através da escolha do seu nome para fazer parte de uma antologia de poetas portugueses, da responsabilidade da Lacerda Editores. Organizada por Alberto da Costa e Silva e Alexei Rueno, esta obra intitulada "Panorama da Moderna Poesia Portuguesa", reúne 72 poetas modernos consagrados, nomeadamente Jorge Sena, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral. Em 2000, fez a apresentação da reedição do livro O Pobre Tolo de Teixeira de Pascoaes, escritor falecido em 1952 e de quem Tolentino Mendonça dizia ser " uma figura de fronteira na paisagem mental do século".

Editou o seu primeiro livro de poesia Os Dias Contados em 1990 e, desde então, tem diversificado a sua obra como poeta, ensaísta e tradutor. Assim, em 1997 traduziu Cântico dos Cânticos, em 1994 editou o ensaio As Estratégias do Desejo: Um Discurso Bíblico Sobre a Sexualidade, em 1997 Longe Não Sabia, em 1998 A que Distância Deixaste o Coração e, finalmente, o livro de poesia De Igual Para Igual.

É director da revista de teologia Didaskalia editada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa , em Lisboa. Actualmente é professor na mesma Universidade e Director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Conferência Episcopal Portuguesa .

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 8-04-2008
webmaster@ese.ips.pt