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IDENTIFICAÇÃO DE PROGRAMA / PROJECTO


Projecto de Investigação:

Desenvolvendo o Sentido do Número: perspectivas e exigências curriculares

Data:

Início em Janeiro de 2005 (três anos)

Responsável na ESE:

Joana Brocardo

Pessoas envolvidas da ESE:

Fátima Mendes, Catarina Delgado, João Torres

Entidade promotora:

Escola Superior de Educação de Setúbal

Entidades envolvidas:

Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – ESE Lisboa e Esse de Leiria

Financiamento:

FCT - POCI/CED/59680/2004 – Financiamento atribuído 56 000 euros

Área:

Educação/ Educação Matemática

Objectivos:

Compreender o modo como as crianças desenvolvem o sentido do número, sobretudo em contexto de resolução de problemas;

Identificar práticas profissionais e o tipo de currículo que favorecem o desenvolvimento do sentido do número (números inteiros, decimais e fracções)

Construir materiais curriculares facilitadores do desenvolvimento do sentido do número.

Síntese:

O sentido do número tem sido considerado como uma das componentes mais importantes do currículo de Matemática nos primeiros anos. O desenvolvimento de estratégias pessoais de cálculo ligadas à resolução de problemas da vida real são recomendados pela literatura internacional (Fuson, 1992) e pelos documentos oficiais portugueses (Abrantes, Oliveira e Serrazina, 1999). Neste processo, o papel do professor é crucial. As tarefas e o modo como o professor organiza as actividades na sala de aula influenciam o desenvolvimento e o uso de estratégias e procedimentos de cálculo. O professor pode encorajar os alunos a reflectir sobre as ideias matemáticas e sobre os processos usados na resolução de problemas e evitar a introdução prematura dos algoritmos, garantindo a aquisição de conhecimentos sobre os números e sobre as operações, necessárias para operar ao nível da abstracção (Fuson, 1992; Carpenter, Fennema, Franke, Levi and Empson, 1999; Klein, 1998; Gravemeijer, Cobb and Whitenack, 2000). Tendo por base estas ideias, o projecto visa aprofundar o estudo sobre o desenvolvimento do sentido do número nos primeiros anos de escolaridade (5-12 anos), bem como aspectos relacionados com desenvolvimento curricular em matemática e a prática dos professores.

Produtos:
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Âmbito:
Nacional
Estado:
em curso

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
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