Pessoas envolvidas da ESE: |
Fátima Mendes, Catarina Delgado, João Torres |
Objectivos: |
Compreender o modo como as crianças desenvolvem o sentido do número, sobretudo em contexto de resolução de problemas;
Identificar práticas profissionais e o tipo de currículo que favorecem o desenvolvimento do sentido do número (números inteiros, decimais e fracções)
Construir materiais curriculares facilitadores do desenvolvimento do sentido do número. |
Síntese: |
O sentido do número tem sido considerado como uma das componentes mais importantes do currículo de Matemática nos primeiros anos. O desenvolvimento de estratégias pessoais de cálculo ligadas à resolução de problemas da vida real são recomendados pela literatura internacional (Fuson, 1992) e pelos documentos oficiais portugueses (Abrantes, Oliveira e Serrazina, 1999). Neste processo, o papel do professor é crucial. As tarefas e o modo como o professor organiza as actividades na sala de aula influenciam o desenvolvimento e o uso de estratégias e procedimentos de cálculo. O professor pode encorajar os alunos a reflectir sobre as ideias matemáticas e sobre os processos usados na resolução de problemas e evitar a introdução prematura dos algoritmos, garantindo a aquisição de conhecimentos sobre os números e sobre as operações, necessárias para operar ao nível da abstracção (Fuson, 1992; Carpenter, Fennema, Franke, Levi and Empson, 1999; Klein, 1998; Gravemeijer, Cobb and Whitenack, 2000). Tendo por base estas ideias, o projecto visa aprofundar o estudo sobre o desenvolvimento do sentido do número nos primeiros anos de escolaridade (5-12 anos), bem como aspectos relacionados com desenvolvimento curricular em matemática e a prática dos professores. |