Página inicial | Mapa do Site
Cursos »» Licenciaturas em ensino
 
 

 

Educação de Infância

 

Diploma Legal: Portaria nº 18/2001 de 10 de Janeiro (I Série-B)

Processo de Bolonha

Os actuais Cursos de Formação de Professores em funcionamento nesta Escola Superior de Educação do I.P.S. (Licenciatura em Educação de Infância; Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo; Licenciatura em Educação de Infância para Apoio à Educação Bilingue da Criança Surda …), no ano lectivo (2007/08) são substituídos por novos cursos regidos pelo novo regime jurídico de habilitações profissionais para a docência (Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro) e organizados de acordo com o Processo de Bolonha.


O curso de Educadores de Infncia foi, em conjunto com o curso de Professores do 1 Ciclo, o primeiro curso que se desenvolveu na ESE, e prepara jovens sados do ensino secundrio, para a profisso de Educadores de Infncia.
O curso tem uma forte componente de Prtica Pedaggica que decorre no 1 ano em Contextos Educativos no formais e informais que constituem campo de trabalho dos Educadores de Infncia (Internatos, ATL's, Centros de Animao Infantil, Hospitais, Ludotecas e outros).
No 2 ano a Prtica Pedaggica decorre em instituies para a 1 infncia (Creches) e no 3 ano em instituies para a 2 infncia (Jardins de Infncia).
Espera-se que, no final do curso, os alunos tenham desenvolvido capacidades de reflexo e teorizao sobre as prticas, realizando um Projecto Pedaggico e um projecto de investigao.

Sadas Profissionais: contextos formais de educao de infncia (creches e jardins de infncia); contextos de animao infantil e comunitria, com vertentes de trabalho com as famlias e a comunidade.
Condies de Acesso: 12 ano ou equivalente

Provas de Ingresso a partir de 2007: Português

De acordo com a deliberação nº 1134/2006, de 25 de Agosto da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, os exames nacionais do ensino secundário, realizados no ano lectivo de 2005/2006, podem ser utilizadas para satisfazer estas provas de ingresso.

Preferncia regional: 50% - Distrito de Setbal
Mdia do ltimo colocado em 2005/2006: 158,5 pontos
Diplomados (até Dezembro 2005): 191 bacharis e 172 licenciados
Coordenao: Ana Bela Baptista da Silva - abaptista@ese.ips.pt

»» Avaliação do Curso

Relatório de Auto-avaliação (Síntese crítica e conclusões)

 

Relatório da Comissão de Avaliação Externa
 

 

 

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt