Página inicial | Mapa do Site
Docentes »» Nota Biobibliográfica
Formação
 

 

 

MARIA DE FÁTIMA PISTA CALADO MENDES

 

Departamento: Matemática
Área Científica: Educação Matemática
Professora adjunta de nomeação definitiva


Contactos:

Gabinete: G12
Telefone: 265 710 864
E-mail: mfmendes@ese.ips.pt


Formação/ Graus Académicos:

Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 1994.
Licenciada em Matemática, Ramo de Formação Educacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1985.


Cargos de direcção e coordenação:

Presidente do Conselho Pedagógico desde Outubro de 2004.

Coordenadora do Curso de Complemento de Formação – especialidade em Matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico.

Coordenadora do Departamento de Matemática em 94/95, de Julho de 1998 a 2001 e de 2003 a Setembro de 2005.

Vice-presidente do Conselho Directivo da ESE de Setúbal, de Março de 1995 a Julho de 1998.


Disciplinas que lecciona este ano lectivo:

Projecto, Prática e Reflexão Pedagógicas – 4º ano do curso de professores do ensino básico, variante de Matemática, Ciências da Natureza.

Temas Actuais em Ciência e Tecnologia – (docência partilhada) – 4º ano do curso de Comunicação Social.

Seminário e Projecto (docência partilhada) – 2º ano do curso de Formação Complementar – especialidade em Matemática.

Ciência, Cultura e Sociedade – módulo de Matemática, Cultura e Sociedade – 1º ano de vários cursos.


Publicações:

Livros
Em co-autoria:
Equipa do Projecto do Sentido do Número (2005). Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e para o professor. Lisboa: APM.

Equipa do Projecto Bibliociência (2004). Bibliociência – um projecto experimental. Edição da Câmara Municipal de Lisboa- Núcleo de Bibliotecas e arquivos.

Gordo, F., Porfírio, J., Carvalho, R. (1997). Ensino da Matemática . (livro produzido no âmbito do Projecto de Apoio ao Instituto Pedagógico de Cabo Verde). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Gordo, M. (1993). A visualização espacial e a aprendizagem da matemática. Um estudo no 1º ciclo. (Tese de mestrado). Lisboa: APM.

Artigos

Brocardo, J., Mendes, F. e Delgado, C. (2005). Investigando o desenvolvimento do sentido do número. In actas do V Congresso Ibero –Americano em Educação Matemática (11 pp) . Porto (em CD-ROM)

Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Rocha, I. e Serrazina, L. (em publicação). Números e álgebra: desenvolvimento curricular. In actas do XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Caminha (pp 2-28, formatação não definitiva)

Delgado, C., Mendes, F. ( em publicação. Sentido do número: um estudo no 1º ciclo do ensino básico. In actas do XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Caminha (pp 33-42, formatação não definitiva)

Ferreira, E., Mendes, F. e Pratas, M. (2005). Resolver problemas de subtracção. In: Educação e Matemática, nº 85.

Brocardo, J. e F. Mendes (2001). Processos usados na resolução de tarefas estatísticas. In: Quadrante, Vol. 10 , nº 1, 33 - 58.

Gordo, M. (1994). A visualização espacial e a aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico . In: Quadrante, Vol. 3, nº 1.

Colectâneas e Guias de Formação

Elaboração e edição de duas publicações para a Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Projecto de Consolidação dos Sistemas Educativos dos PALOP, entre 1997 e 1999: “A utilização de materiais no ensino da Geometria”, “Resolução de Problemas”.

Badinca, A., Injai, A., Nhaga, A., Gordo, F., Pires, I. V. e J. Porfírio (1995). Matemática – Actividades. Setúbal: ESE de Setúbal.

Badinca, A., Injai, A., Nhaga, A., Gordo, F., Pires, I. V. e J. Porfírio (1995). Matemática - Guia do Formador . Setúbal: ESE de Setúbal.

Gordo, F., e Porfírio, J.(Orgs.). (1995). Resolução de Problemas, actividades numéricas e estatística elementar . Setúbal: ESE de Setúbal

Gordo, F., e Porfírio, J.(Orgs.) (1994). Geometria: Materiais . Antologia de textos. Setúbal: ESE de Setúbal

Gordo, F., e Porfírio, J. .(Orgs.). (1994). Metodologia do ensino da Matemática . Antologia de textos. Setúbal: ESE de Setúbal

Delgado, M. J., Gordo, F., Leal, L. E Porfírio, J. (Orgs) (1993). Colecção Geometria : Actividades. . Setúbal: ESE de Setúbal.

Núcleo de Matemática (Orgs.). (1992). A natureza da Matemática. Escola Superior de Educação de Setúbal.

 

Projectos:

Membro da equipa da Ese de Setúbal do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico, sendo responsável por um grupo em Santo André- Sines.

Participação no projecto “Sentido do Número: perspectivas e exigências curriculares”, financiado pelo FCT. Este projecto teve início em Janeiro de 2005 e terá a duração de 3 anos.

Participação no projecto “Sentido do Número e Competências de Cálculo”, financiado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e pelo Instituto de Inovação Educacional. Este projecto teve início em Abril de 2002 e decorreu até Dezembro de 2004.

Participação no Projecto de “Gestão Flexível do Currículo”, no âmbito de um protocolo com o Departamento de Ensino Básico do Ministério da Educação de 1999 1 2001.

Membro da equipa do projecto “Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre a construção de conceitos” que decorreu entre Janeiro de 1994 e Janeiro de 1997, financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e pelo Instituto de Inovação Educacional.

Membro da equipa de assistência técnica da Fundação Calouste Gulbenkian, da Pesquisa Qualitativa - Projecto de Consolidação e Modernização da Educação e Formação de Cabo Verde, de 1999 a 2002.

Outras actividades:

Membro da equipa do Projecto Bibliociência, desenvolvido pelo Núcleo de Bibliotecas e Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, de 2002 a 2004.

Gestora do Sistema de Incentivos à Qualidade na Educação (SIQE) do Instituto de Inovação Educacional, em regime de requisição, de Outubro de 2001 a Setembro de 2002.

Membro da equipa que elaborou os programas de Matemática para a Vida, níveis I, II e III da componente socio-cultural dos cursos integrados no Sistema de Aprendizagem do Instituto de Emprego e Formação Profissional em 1999/2001.


Áreas de Interesse/ Investigação:

Educação Matemática /Matemática no 1º Ciclo

 

 

Escola Superior de Educação de Setúbal
Data da última actualização: 16-01-2008
webmaster@ese.ips.pt