Livros
Em co-autoria:
Equipa do Projecto do Sentido do Número (2005). Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e para o professor. Lisboa: APM.
Equipa do Projecto Bibliociência (2004). Bibliociência – um projecto experimental. Edição da Câmara Municipal de Lisboa- Núcleo de Bibliotecas e arquivos.
Gordo, F., Porfírio, J., Carvalho, R. (1997). Ensino da Matemática . (livro produzido no âmbito do Projecto de Apoio ao Instituto Pedagógico de Cabo Verde). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gordo, M. (1993). A visualização espacial e a aprendizagem da matemática. Um estudo no 1º ciclo. (Tese de mestrado). Lisboa: APM.
Artigos
Brocardo, J., Mendes, F. e Delgado, C. (2005). Investigando o desenvolvimento do sentido do número. In actas do V Congresso Ibero –Americano em Educação Matemática (11 pp) . Porto (em CD-ROM)
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Rocha, I. e Serrazina, L. (em publicação). Números e álgebra: desenvolvimento curricular. In actas do XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Caminha (pp 2-28, formatação não definitiva)
Delgado, C., Mendes, F. ( em publicação. Sentido do número: um estudo no 1º ciclo do ensino básico. In actas do XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Caminha (pp 33-42, formatação não definitiva)
Ferreira, E., Mendes, F. e Pratas, M. (2005). Resolver problemas de subtracção. In: Educação e Matemática, nº 85.
Brocardo, J. e F. Mendes (2001). Processos usados na resolução de tarefas estatísticas. In: Quadrante, Vol. 10 , nº 1, 33 - 58.
Gordo, M. (1994). A visualização espacial e a aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico . In: Quadrante, Vol. 3, nº 1.
Colectâneas e Guias de Formação
Elaboração e edição de duas publicações para a Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Projecto de Consolidação dos Sistemas Educativos dos PALOP, entre 1997 e 1999: “A utilização de materiais no ensino da Geometria”, “Resolução de Problemas”.
Badinca, A., Injai, A., Nhaga, A., Gordo, F., Pires, I. V. e J. Porfírio (1995). Matemática – Actividades. Setúbal: ESE de Setúbal.
Badinca, A., Injai, A., Nhaga, A., Gordo, F., Pires, I. V. e J. Porfírio (1995). Matemática - Guia do Formador . Setúbal: ESE de Setúbal.
Gordo, F., e Porfírio, J.(Orgs.). (1995). Resolução de Problemas, actividades numéricas e estatística elementar . Setúbal: ESE de Setúbal
Gordo, F., e Porfírio, J.(Orgs.) (1994). Geometria: Materiais . Antologia de textos. Setúbal: ESE de Setúbal
Gordo, F., e Porfírio, J. .(Orgs.). (1994). Metodologia do ensino da Matemática . Antologia de textos. Setúbal: ESE de Setúbal
Delgado, M. J., Gordo, F., Leal, L. E Porfírio, J. (Orgs) (1993). Colecção Geometria : Actividades. . Setúbal: ESE de Setúbal.
Núcleo de Matemática (Orgs.). (1992). A natureza da Matemática. Escola Superior de Educação de Setúbal.
Membro da equipa da Ese de Setúbal do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico, sendo responsável por um grupo em Santo André- Sines.
Participação no projecto “Sentido do Número: perspectivas e exigências curriculares”, financiado pelo FCT. Este projecto teve início em Janeiro de 2005 e terá a duração de 3 anos.
Participação no projecto “Sentido do Número e Competências de Cálculo”, financiado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e pelo Instituto de Inovação Educacional. Este projecto teve início em Abril de 2002 e decorreu até Dezembro de 2004.
Participação no Projecto de “Gestão Flexível do Currículo”, no âmbito de um protocolo com o Departamento de Ensino Básico do Ministério da Educação de 1999 1 2001.
Membro da equipa do projecto “Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre a construção de conceitos” que decorreu entre Janeiro de 1994 e Janeiro de 1997, financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e pelo Instituto de Inovação Educacional.
Membro da equipa de assistência técnica da Fundação Calouste Gulbenkian, da Pesquisa Qualitativa - Projecto de Consolidação e Modernização da Educação e Formação de Cabo Verde, de 1999 a 2002.